terça-feira, 7 de abril de 2009

Robert F. Kennedy


Robert F. Kennedy
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Procurador-Geral dos Estados Unidos da América
Mandato:
20 de Janeiro de 1961 -3 de Setembro de 1964
Presidente
John F. KennedyLyndon B. Johnson
Precedido por:
William P. Rogers
Sucedido por:
Nicholas Katzenbach
Nascimento:
20 de Novembro de 1925Brookline, Condado de Norfolk, Massachusetts
Falecimento:
6 de Junho de 1968 (42 anos)Los Angeles, Califórnia
Partido:
Democrata
Profissão:
Diplomata, Estadista, Advogado

Robert Francis Kennedy (20 de novembro de 19256 de junho de 1968), apelidado de Bobby e também RFK, foi Ministro da Justiça dos Estados Unidos da América de 1961 até 1964 tendo sido um dos primeiros a combater a Máfia, e Senador por Nova Iorque de 1965 até seu assassinato em Junho de 1968.
Ele foi um dos dois irmãos mais novos do
presidente dos Estados Unidos da América, John F. Kennedy, e também um dos seus mais confiáveis conselheiros, Robert Kennedy acompanhou ativamente com o presidente a crise dos mísseis cubanos e fez uma importante contribuição no movimento pelos direitos civis dos afro-americanos.
Era
católico como o irmão. Depois do assassinato de John em novembro de 1963, Kennedy continuou como Ministro da Justiça e trabalhou ainda com o Presidente Lyndon Johnson até setembro de 1964, quando se elegeu senador por Nova Iorque em Novembro daquele mesmo ano. Contra a guerra do Vietnam RFK rompeu com Johnson sobre a escalada militar americana no conflito, entre outras questões.
No início de
1968, Robert Kennedy anunciou a sua campanha para ser nomeado candidato à presidência pelo Partido Democrata. Kennedy vence McCarthy em uma decisiva eleição primária da Califórnia, que o colocaria como sério candidato a presidência, mas os disparos de Sirhan Sirhan, logo após a vitória na eleição primária, encerraram o sonho de Kennedy, que tinha apenas 42 anos, de suceder ao seu irmão.
Ferido por vários projéteis, o senador e pai de 10 filhos (sua mulher Ethel estava grávida do 11º), morreu em um hospital de
Los Angeles na manhã do dia seguinte. O Presidente Johnson declarou um dia de luto oficial em resposta ao cortejo público que acompanharam a perda de Kennedy em todo o País.

Sem comentários:

Enviar um comentário