sexta-feira, 22 de maio de 2009

Já tenho Gansos!!!



Deram-me 2 gansos! Yeeaahhh! fui busca-los na 4ª. à tarde, são pra ir pro monte! Eu já tinha, mas os porcos comeram-mos :S bah...E ainda me vão dar mais dois! lol Adoro! dps tiro fotos pra por aqui :) tou deserta de ter a minha casinha com um quintal à séria cheio de bicharada! hihihi

Nome científico:

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Anseriformes
Família: Anatidae
Género: Anser
Espécie: A. anser

Um verdadeiro guarda
O ganso é um defensor da propriedade, e apesar de ser uma ave, faz frente a qualquer intruso que apareça, independentemente de seu tamanho.
Os humanos não estão imunes aos ataques destes animais, que grasnam furiosamente enquanto não repelirem o intruso.

Hábitos
A sua vida é feita ao ar livre e em bando, comendo tudo o que lhes apareça, sejam caracóis ou minhocas, passando por erva, milho e rações próprias.Corpulentos, estes animais, quando criados em cativeiro, não conseguem voar, apenas usam as asas para ganhar velocidade, quando o perigo o justifica.

Existem várias raças de gansos que povoam as quintas da Europa, sendo que alguns já resultam de cruzamentos, como por exemplo o Ganso-Pardo, o mais comum, que se supõe ser um cruzamento do Ganso Toulose com o Ganso Branco selvagem.

Alimento apreciado
A carne destes animais é muito apreciada na Europa, principalmente em França, onde o paté de ganso é apreciado há muitos anos, e de onde é exportado para todo o mundo.

Os ovos, de grandes dimensões, são muito apreciados em receitas culinárias, embora na quinta quase todos sejam aproveitados para reprodução, já que o principal objectivo é criar estes animais para abate e aproveitamento da sua saborosa e característica carne.

Os gansos gostam de viver em bandos, pelo que na quinta vivem muito próximos uns dos outros, o que lhes permite criar defesas contra os intrusos.

Reprodução
A mãe ganso choca cerca de 6 ovos, durante 30 dias.

Longevidade e peso
Um ganso pode viver cerca de 20 anos e pesar até 12 kg

Sem comentários:

Enviar um comentário